top of page

Drive-thru e arraiá online: como a festa junina se transformou na educação infantil

Escolas fechadas, atividades presenciais suspensas e crianças em casa. Renovar todos os hábitos anuais dos pequenos em tempos de pandemia é um desafio para toda a comunidade envolvida: professores, coordenação pedagógica, gestores e famílias. Quando a metade do ano chega ela traz consigo o cheiro de pinhão, as músicas de quadrilha, bandeirinhas e festa - mas neste ano, as coisas são diferentes, estes se tornaram elementos de saudade, de vontade de estar junto celebrando a Festa Junina, momento tão esperado pelas crianças. É uma tradição da educação infantil que se estende por gerações e, mesmo com os diversos problemas que atualmente essas instituições enfrentam, diante de um cenário sem precedentes, consegue manter-se viva, com um jeitinho diferente, mas sem deixar de lado os valores que essa etapa do desenvolvimento da criança traz.

Buscando formas de tornar a experiência junina mais próxima, respeitando as regras de distanciamento social e da vigilância sanitária, cada escola, dentro de sua própria linguagem e comunicação com as famílias, se inspirou e exerceu a criatividade ao máximo para levar a casa de seus alunos o gostinho de infância e festa. Ainda que não substitua por completo a vivência aproximada, as coreografias e aprendizados sobre coletivo e troca de experiências com os amiguinhos em sala de aula, as ferramentas e recursos online, bem como a criação de drive-thrus e delivery de comidas e brincadeiras juninas, se tornaram neste Junho um escape da realidade tão difícil de 3 meses comprometidos com a quarentena.

A escola associada Trilhas do Saber, por exemplo, trabalhou com o sistema de delivery de Kits Juninos recheados de delícias típicas da época a escolha da família. A entrega segura foi um sucesso e as famílias interagiram através dos canais de comunicação da escola, montando suas próprias festas em casa e compartilhando a diversão. Esta foi uma maneira de manter a tradição, sem deixar o gostinho de lado!

O CEI Alegria de Aprender fez uma entrega de kits juninos na porta da escola: com algumas professoras apenas, todas seguramente de máscaras, seguindo os protocolos essenciais. As famílias receberam na janela de seus carros o pacotinho com um pouco de festa junina dentro. Além disso, foi realizada uma arrecadação solidária de alimentos. Uma iniciativa super bacana e que foi um sucesso.

Os recursos online também foram parte essencial para a transformação da festa junina em uma comemoração diferenciada. A Casinha Feliz, por exemplo, fez o "Arraiá Feliz" em dois momentos - primeiro, uma entrega de kits para as famílias montarem as festas dentro de suas próprias casas, contendo todo material para confecção de bandeirinhas e decoração tradicional. Depois, com todos preparados, foi realizado um arraiá online através do Google Meet, onde durante uma horinha todos puderam curtir à distância músicas típicas e festejar, matando a saudade dos amigos.

A Escola Nova Era também aproveitou os recursos digitais para criar um ambiente confortável e divertido através de uma live no Youtube contando com contribuições em vídeo das famílias, performances e muita diversão. Uma maneira de todos aproveitarem a segurança de casa sem perder o espírito da festa junina.

Em breve, esperamos que os próximos eventos escolares possam ser cada vez mais próximos. Por maiores que sejam os desafios, a escola de educação infantil se mostra sempre essencial e presente na memória de todos. Adultos, crianças, todos carregam em si as lembranças dessas datas especiais e esperam ansiosos pelo momento de celebrá-las, pois elas vão além da festa em si, são lembranças que remetem ao aprendizado, à base da criação de cada um. Logo mais, poderemos estar juntos!

bottom of page