Durante este período conturbado de grande fluxo de informações diante da pandemia da COVID-19, as escolas de educação infantil estão batalhando o dobrado para manterem seu papel em destaque dentro de toda a documentação legal sobre paralisações, dias letivos e pagamento de mensalidades. A ASSEPEI, embasada e em contato diário com diversos órgãos públicos, tem unido forças para representar as escolas associadas e mostrar a importância desta comunidade, para que todas tenham o maior apoio possível tanto no cenário de retorno às atividades quanto a um prolongamento da quarentena. Para que isso aconteça, algumas ferramentas precisam ser construídas e caminhos seguidos a fim de conquistar um equilíbrio entre o interesse comum e, principalmente, um bem maior que integre de forma dinâmica colaboradores, funcionários e escola, uma vez que estamos enfrentando uma crise sem precedentes nas diversas esferas das escolas.
Nesta semana, duas destas ferramentas se apresentam como fortes aliadas. Ainda que a educação infantil seja extremamente necessária dentro da maneira como ela funciona em essência - aulas presenciais, o contato e vínculo indispensáveis da equipe, crianças e pais no dia a dia na escola - as circunstâncias atuais pedem para que, por hora, exista um apoio referente a atividades não presenciais. Desta maneira, fica possível o reajuste do calendário letivo, readequação das datas e demais detalhes burocráticos importantes e indispensáveis neste momento. A criança na educação infantil vê o passado com o olhar do presente. Para ela, o isolamento é muito mais dramático, pois realidade e fantasia se misturam. Manter o vínculo com atividades remotas é manter vivo o espaço escolar em sua memória, com todas as cores e sabores. As escolas se tornam assim uma rede de apoio que mantém viva a educação infantil através destes laços. Em breve voltaremos para nossa essência, mas para que ela se mantenha viva, é necessário um breve distanciamento para que isto se torne possível.
O CNE – Conselho Nacional de Educação está fazendo um chamamento público em relação as atividades não presenciais na educação infantil e a validade das mesmas na contabilização nas horas letivas, bem como parte do ajuste do calendário do ano letivo 2020. O prazo é AMANHÃ – 23/04. CLIQUE AQUI para acessar a área restrita da associação com o documento + instruções (na pasta DOCUMENTOS -> CNE). Para solicitar acesso é necessário ser associado da ASSEPEI.
Acreditamos que estas ações, unidas à força das escolas de educação infantil, poderão nos trazer respostas e maiores recursos para passarmos juntos por estes desafios. Dessa forma conseguiremos a visibilidade necessária para que possamos pleitear essa e outras pautas relacionadas a educação infantil.