top of page

Uma Manhã de Histórias - Encontro com Gestores (Maio/2019)

A menina guardou o coração dentro de uma garrafa, para protegê-lo, zelando pelos seus sentimentos.

O escuro revelou ter sentimentos, e o gato conheceu pela primeira vez o medo.

Em uma manhã de terça-feira, fugindo da chuva sem trégua que caía do lado de fora, os gestores associados à ASSEPEI encontraram um cantinho para se aquecer, conversar, ficando mais próximos um do outro longe da cidade cinzenta que se formava no início da semana. A associação criou abrigo àqueles que desejaram naquele dia ter o coração preenchido com novas emoções - e lá dentro do espaço Muitas Outras Ideias, além de um delicioso café cheio de quitutes, uma contadora de histórias cheia de magia para espalhar começou a invocar estes sentimentos dentro de cada um, tecendo uma malha de narrativas riquíssimas que despertaram os diretores mais sérios dos problemas do dia a dia, voltando o olhar mais uma vez para a infância. Mas não qualquer infância: e sim a própria, os instantes em que viveram quando ainda eram pequenos.

Nádia Opalisnki, da Lê Conto, trouxe ao nosso encontro com gestores neste mês de Maio duas lindas histórias - "O Coração e a Garrafa", de Oliver Jeffers, e "O Gato e O Escuro", de Mia Couto. Formadora de contadores, fomentadora da importância que as narrativas infanto-juvenis agregam para dentro não só da sala de aula, mas como das experiências e bagagens adquiridas ao longo da vida, Nádia mostrou durante a abertura do café um pouquinho desta força, deixando a mensagem para cada gestor sobre o quão é essencial este retorno às memórias afetivas da criança - seja adulto, seja ainda um pequeno em sala de aula, narrar histórias nos possibilita gerar mais empatia pela outra pessoa ao lado, e neste segundo momento de união da Associação, esta mensagem pode ser levada para a escola de cada um que esteve presente, deixando a todos com um gostinho de quero mais, o que criou um vínculo entre a ASSEPEI e a Lê Conto que ainda trará muitas outras contações.

Novos caminhos também foram apresentados aos gestores após a magia de Nádia encantar a todos. Tivemos a presença das queridas Cíntia e Camila da Vivadí, empresa parceira da ASSEPEI que traz uma plataforma moderna que se preocupa em formar escolas verdadeiramente bilíngues dentro do território nacional, carregando consigo um repertório vasto de possibilidades às escolas de educação infantil, por um preço acessível e com benefícios exclusivos aos associados. Com atividades disponibilizadas virtualmente aos alunos, a Vivadí cria uma rotina dentro da língua inglesa - fazendo com que o inglês não fique centrado somente nas atividades realizadas em sala de aula, agregando valores no dia a dia das nossas crianças. Além disso, a empresa também encontra soluções para transformar o ambiente escolar em um território imersivo do idioma, desde a capacitação dos profissionais até a criação de ferramentas eficazes na transgressão da dificuldade recorrente das escolas em tornar o inglês algo mais vivo.

Concluímos a nossa jornada pelos sentimentos, descobertas e inovações, conversando brevemente sobre os rumos em que a Associação se direciona para o segundo semestre de 2019 com a mudança de diretoria e presidência dentro de um próximo período, onde as associadas puderam se posicionar através de um diagnóstico online a respeito das dificuldades, satisfações e circunstâncias envolvendo as suas próprias escolas, para que a ASSEPEI possa traçar um plano para auxiliá-las da melhor maneira possível dentro destas questões.

Os participantes desta manhã, convidados e o espaço que nos acolheu trouxeram, cada um da sua maneira, frescor para os dias tão atribulados que vivemos nas escolas, trabalhos e caminhos através da cidade, ideias e anseios. Momentos como este são valorizados pela Associação, pois somente assim o trabalho conjunto pode ser realizado - com o contato próximo, olho a olho, trazendo para a roda as histórias que carregamos dentro de nossos peitos. Agradecemos a presença de todos e esperamos por mais encontros tão enriquecedores!

Bibliografia & Música utilizados na contação da Lê Conto:

O Coração e a Garrafa (JEFFERS, Oliver. Tradução: Rui Lopes, Editora Salamandra, 2012)

O Gato e o Escuro (COUTO, Mia, Companhia das Letras, 2001)

Música utilizada durante a contação:

Reverb Poesia - A Criança que eu Fui Um Dia

CONTATOS:

Lê Conto

lecontocontato@gmail.com

https://www.facebook.com/lecontocwb/

Vivadí

Cíntia

cintiadepa@hotmail.com

https://www.vivadi.com.br/

bottom of page